Conheça a escavadeira de rodas

Se você não trabalhará com uma escavadeira de esteira, um dos modelos mais usados na construção, há a possiblidade de escolher uma escavadeira de rodas. Esse é um modelo que pode ser integrado ao braço longo, promovendo uma escavação dinâmica.

As escavadeiras de rodas são muito semelhantes às escavadeiras de esteiras, apesar de não terem muito espaço no mercado local. A tendência de comprar o modelo em rodas é recente no Brasil.

Em países da Europa, entretanto, esse é um dos tipos de esteira mais usados. O custo operacional e algumas outras facilidades podem explicar esse uso elevado.

Como esse é um modelo recente em nosso país, sabemos que poucos conhecem os potenciais das escavadeiras de rodas. Por isso, vamos te ajudar a entender tudo sobre esse tipo de maquinário.

As escavadeiras hidráulicas de rodas

Como já havíamos dito, esse tipo de escavadeira é muito parecido com escavadeiras de esteiras. Há o mesmo sistema mecânico e os usos são semelhantes.

Como as peças são idênticas às escavadeiras de esteira, não há dificuldades em relação à manutenção. Você pode, inclusive, misturar peças dos dois modelos.

Se os componentes fossem diferentes, poderíamos nos deparar com um entrave de mercado, pois a manutenção seria prejudicada. Por sorte, você não precisará importar nenhuma peça.

Realmente as semelhanças são diversas. Devemos notar, entretanto, que as esteiras geralmente são de aço. As escavadeiras de rodas oferecem uma colocação mais suave no solo por conta da base. Essa é uma das principais demandas de quem prefere optar pelo segundo modelo.

Vamos entender mais vantagens do uso a seguir.

Vantagens da escavadeira de rodas

Como estávamos falando anteriormente, as escavadeiras de rodas proporcionam um contato mais suave com o solo. Dessa maneira, podem transitar por qualquer tipo de piso ou solo, mesmo os mais sensíveis.

Há, ainda, a capacidade de transitar de um local de obra para outro. A escavadeira de esteira é ideal par transitar com praticidade no ambiente da obra, com controle e estabilidade. O ponto forte da escavadeira de rodas é diferente.

Com o uso de rodas, você não precisará transportar o maquinário para outros locais, algo que pode ser necessário em diversos ambientes. A máquina consegue se descolar com eficiência por rodovias, locais de mineração ou florestas.

O uso é particularmente indicado para rodoviárias, pois o modelo pode andar pelo asfalto sem danificá-lo. Desse modo, a obra se torna mais rápida sem dificuldades.

Editorial

About Editorial