Conheça as escavadeiras de mineração

A mineração é uma das atividades mais importantes de escavação e retirada de materiais. É por isso que os esforços de empresas de construção estão muito direcionados a esse ramo. É comum que essas companhias desenvolvam um maquinário especializado para a mineração.

Normalmente, essas máquinas estão entre as mais avançadas do mercado. São elas que contêm as peças mais resistentes e o maior nível tecnológico na produção.

A seguir, vamos entender melhor qual o papel das escavadeiras e como elas podem tornar o cotidiano da mineração mais simples e dinâmico.

O que são escavadeiras de mineração?

As escavadeiras empregadas no processo de mineração são diferentes das demais. Enquanto outros tipos de obra usam escavadeiras hidráulicas, por exemplo, a mineração prefere as escavadeiras a cabos.

Há, ainda, a possibilidade de uso de escavadeiras de arrasto nessa atividade. Junto à escavadeira a cabos, esse é o modelo mais usado nas operações de mineração.

As escavadeiras a cabos são constituídas de motores elétricos, com uma estrutura de grande porte. Elas são essenciais para uma escavação dinâmica e prática para a mineração.

Alguns operadores de obras, entretanto, prefere substituir esse modelo pelas escavadeiras hidráulicas. O uso desse último tipo de escavadeira nas operações de mineração não era frequente, mas vem se tornando uma boa opção para quem quer potencializar resultados.

A escavadeira de arrasto, nossa outra opção, é conhecida por possibilitar um maior raio de escavação. Isso torna a atividade mais rápida, mesmo em casos de perfurações profundas.

É pela rapidez na manipulação do solo que esse tipo de escavadeira também é usado para abertura de canais e atividades abaixo do nível da água. Devemos notar que as escavadeiras de arrasto também possuem uma resistência acima do nível para o contato com a água.

Benefícios das escavadeiras para mineração

Para que você consiga extrair os minerais do solo, a escavação deve ser profunda. Na maioria das vezes, as substâncias minerais se encontram em depósitos de difícil alcance sem o uso do maquinário.

Desse modo, as escavadeiras de mineração possuem uma duração e uma resistência acima da média. Além disso, as forças de escavação são mais altas, para que o serviço não se prolongue por muito tempo.

A produtividade também é outro recurso importante quando falamos das escavadeiras de mineração. Com a rapidez de perfuração do solo, conseguimos escavar mais em menos tempo. Um dia de trabalho se torna mais produtivo dessa maneira.

Editorial

About Editorial