Funções que uma plataforma elevatória tem

Quando pensamos em usar uma plataforma elevatória, ou temos algum contato com o material em obras, sabemos que ela é uma peça importante para o andamento da construção no geral. Também sabemos que esse tipo de ferramenta pode ajudar na elevação.

Mas o que exatamente faz uma plataforma desse modelo? É o que veremos a seguir.

Alcance de áreas elevadas

Como todos já devem imaginar, a função básica dessa ferramenta é a elevação. Sem essa ajuda, os trabalhadores de uma obra teriam que recorrer a métodos mais perigosos para alcançar, por exemplo, o topo de um edifício que está sendo construído.

A partir da altura de 2 metros, você já pode adquirir uma plataforma. Ela pode ser de vários tipos, de acordo com as necessidades da construção.

Acesso a terrenos acidentados

O solo das construções, em algumas ocasiões, é muito acidentado e irregular. Alguns veículos têm dificuldades em passar por essas áreas ou até mesmo trabalhar nelas. Com a plataforma elevatória, não há esse problema.

Existem alguns modelos dessa ferramenta que conseguem se estender na horizontal e na vertical. Dessa maneira, alcançar áreas de difícil passagem se torna uma tarefa mais simples.

Transporte de materiais

Não possuir um dispositivo de transporte de qualidade pode atrasar a obra, além de promover acidentes. Alguns desses materiais podem se sujar ou quebrar, por exemplo. Para que isso não aconteça, você pode optar por realizar transportes com a plataforma.

Fazer um certo material alcançar áreas elevadas também pode ser um problema. O peso das estruturas e o tempo de transporte não são aliados de outros métodos de trabalho que não empreguem a ferramenta.

A plataforma tesoura, um tipo comum dessa peça, tem a função principal de descolar materiais pesados. Por isso, é indispensável para o cotidiano de uma obra.

Segurança de trabalho

Uma das funções secundárias da plataforma é promover a segurança, e não apenas na questão da elevação, como foi falado anteriormente.

Com o uso dessa máquina, o operador ficará completamente preso à estrutura. A possibilidade de quedas e acidentes em geral já diminui muito com o uso de uma peça motorizada.

About Editorial