Plano de manutenção das escavadeiras de braço longo

A manutenção de escavadeiras de braço longo requer um cuidado extra. As miniescavadeiras, por exemplo, são itens mais compactos e que geram menos ameaças à segurança dos operadores.

Quando falamos das escavadeiras maiores, entretanto, qualquer falha pode se tornar um grave problema a ser resolvido. É por isso que devemos ficar atentos a todos os planos de manutenção, preservando a saúde e a integridade dos atuantes na construção.

Para te ajudar, dividimos esse guia em horas de trabalho. Cada intervalo terá alguns requisitos de atuação para manter a boa qualidade da máquina. Entenda melhor a seguir.

10 horas de trabalho

Essas 10 horas de trabalho com a escavadeira de braço longo podem também ser consideradas como um dia de atuação. Se essa for uma contagem diária, como foi explicado anteriormente, você deverá realizar as atividades de manutenção ao final do dia.

A primeira coisa a se fazer é lubrificar as articulações da máquina. Trabalhos em áreas de obra podem comprometer o funcionamento de travas, hastes e demais porções articuladas da peça.

Se você não fizer isso regularmente, pode ter problemas com o funcionamento posterior da escavadeira. O braço longo, por exemplo, pode ter dificuldades em se mexer.

Você ainda deve checar o nível de óleo do sistema e realizar a retirada de água e sedimentos do tanque de combustível. Não se esqueça de ver o nível de líquido arrefecedor do sistema de arrefecimento.

50 horas de serviço

Mais uma vez, você deve realizar toda a lubrificação das articulações da máquina. Ainda há a necessidade de checar as condições da caçamba da ferramenta, para ver se houve algum comprometimento.

Você ainda deve inspecionar o manômetro do sistema hidráulico da máquina. Você pode fazer essa parte do processo em intervalos semanais, se o uso da máquina for constante.

100 horas de serviço

Se a escavadeira em questão for usada, essa é a hora de checar a qualidade das articulações do braço longo. Veja se o seu potencial ainda está preservado.

Você ainda deve substituir o filtro de óleo do sistema hidráulico para que a escavadeira possa retomar o trabalho com todo o seu potencial. Essa ação pode ser feita a cada duas semanadas de trabalho.

Essas são os principais cuidados de manutenção que podem ser feitos no manuseio de uma escavadeira. Lembre-se de checar pela qualidade do material no momento da aquisição, pois as máquinas usadas precisam de manutenção com maior frequência.

Editorial

About Editorial