Plano de manutenção para escavadeiras de braço longo

Todos os operadores de escavadeiras de braço longo precisam ter um plano de manutenção bem definido. Esse é um requisito para evitar deslizes e até acidentes no cotidiano de trabalho.

Afinal, um acidente pode deixar marcas permanentes na vida do trabalhador. Além disso, os imprevistos atrasam o andamento de uma obra e comprometem os prazos de entrega do produto final.

Para que você possa atuar em maneira responsável, montamos um plano de manutenção básico para a sua escavadeira de braço longo. Confira a seguir todos os detalhes.

Análise de óleo

Você deve analisar o óleo da sua escavadeira periodicamente. Dessa maneira, você garante que os níveis do fluido não estão fora do normal.

Essa inspeção também é usada para saber se o óleo não está contaminado com fluidos estranhos ou uma quantidade acima do normal de metais. Assim, o funcionamento da máquina fica garantido. Essa é uma medida para aumentar a longevidade do equipamento.

Uso de graxas

Todas as estruturas da máquina devem ser polidas e melhoradas com o uso de graxas. Você pode fazer isso todos os dias, ou pode estabelecer um número de horas limite para enriquecer o sistema com graxa.

Independentemente de como isso for feito, você deve usar as graxas indicadas pela empresa de locação ou pelo fabricante do seu modelo de escavadeira. Desse modo, você evita o desgaste do material.

Inspeção visual

A inspeção visual é mais geral, e serve não apenas para as escavadeiras de longo alcance. Ela deve ser feita por um profissional especializado com qualidade para detectar possíveis falhas. Normalmente, essas falhas são de pequeno porte.

Pode ser, por exemplo, que o seu sistema de luz do painel esteja com problemas. As rodas também podem apresentar falhas na esteira, o que prejudica a aderência ao solo por parte da peça.

Essa manutenção preventiva varia de acordo com o uso da máquina. Se você utilizá-la todos os dias, pode ser necessário fazer uma inspeção mais regular.

Limpeza do motor

É essencial manter essa porção da máquina sempre limpa. Além disso, você deve garantir o uso de fluidos necessários para o melhor funcionamento do motor.

Cuidado com as possíveis falhas no sistema. Se o seu motor está demorando a pegar, ou se o trator morre de tempos em tempos, é recomendado fazer uma inspeção detalhada. Só não se esqueça de prevenir falhas com essa inspeção também.

Editorial

About Editorial