Plataformas elevatórias e chuva: todos os cuidados que você precisa tomar

As plataformas elevatórias facilitam muito a vida das pessoas que trabalham em altura, isso não é nenhum segredo, mas acontece que às vezes as pessoas ficam um tanto quanto “mal acostumadas” com essa facilidade e não percebem que podem estar arriscando suas vidas.

Uma das formas mais comuns de isto acontecer é operar uma plataforma elevatória enquanto chove, especialmente quando a plataforma está estacionada na terra. Existe uma série de procedimentos que precisam ser verificados nesses casos, mas ainda existe uma série de riscos que precisam ser evitados.

Para que você saiba mais a respeito dessas informações e situações, vamos falar mais sobre esses riscos nesse artigo.

Quais os cuidados com as plataformas elevatórias na chuva?

É importante entender que existem diferentes tipos de chuva e cada tipo apresenta seu risco específico. O risco, mesmo com uma garoa pequena, de que o trabalhador no cesto escorregue passa a ser exponencial, caso ele não esteja usando calçados adequados.

Além disso, existe também a questão da altura e da proximidade de cargas elétricas. Trabalhos em rede elétrica devem ser suspensos imediatamente ao menor sinal de chuva, pois as chances de um curto circuito se fazem grandes demais.

Além disso, chuva com vento é ainda mais prejudicial e pode causar inclusive o tombamento do maquinário, o que com certeza é um dos acidentes mais perigosos a se acontecer com uma plataforma elevatória.

Um desafio extremamente complicado e quem precisam ser avaliados com extremo cuidado é o risco de eletrocução por raios. É importante lembra que a máquina é uma haste de metal que é erguida em altura. Extremamente similar a um pára raios.

Dessa forma, o cuidado com esses riscos precisa ser sempre avaliado de forma eficiente, e no caso existe uma pessoa que é a autoridade máxima nesse tipo de situação.

A autoridade do operador de plataforma elevatória

Como o operador de plataforma elevatória é uma pessoa que estudou todos os detalhes e limitações desse tipo de maquinário, o operador de plataforma elevatória é um profissional, mais recomendado para essa situação, sabendo exatamente até que momento pé seguro continuar trabalhando.

É indispensável respeitar o trabalho e a expertise desse profissional, porque ele é o mais capaz de dizer o quanto continuar pode ser perigoso, e ele é responsável no caso de um acidente.

Se você precisa ou deseja que um dos seus funcionários (ou você mesmo) tenha treinamento em operação de plataforma elevatória, procure nossos cursos!

About Editorial