Plataformas elevatórias e vento forte: quais são os cuidados?

Uma das maiores questões sobre as plataformas elevatórias no geral é que elas têm uma série de regulamentações próprias, que precisam ser respeitadas e mantidas em dia, para evitar acidentes que pode se tornar, inclusive fatais.

Esse tipo de trabalho é complexo e envolve uma série de variantes, mas o operador de plataforma elevatória recebe uma excelente ferramenta para conseguir compreender mais sobre esse tipo de dificuldade, que é o mapeamento de risco (que vai ser abordado em outro artigo).

Uma das maiores questões sobre o trabalho em altura é quando o tempo começa a não ser tão cooperativo. Uma das questões que podem parecer tolice, mas que cabe apenas ao operador avaliar é o trabalho em altura sob vento forte.

Para que você saiba mais a respeito desse tipo de trabalho vamos falar mais sobre os riscos e o que pode levar um operador a parar um trabalho por causa do clima.

Quando é importante parar o trabalho com plataforma elevatória no vento?

Esse trabalho de plataforma elevatória com vento é extremamente perigoso e precisa ser avaliado de forma correta, evitando acidente e tragédias. Você vai conseguir evitar esse tipo de dificuldade se ouvir sempre o operador, que conhece melhor as limitações do equipamento do que qualquer pessoa.

É importante entender que o tipo de trabalho a ser feito, a altura que a plataforma será colocada e o tipo de plataforma que estamos falando devem ser levados em consideração, já que uma plataforma tesoura, por exemplo, tem uma estabilidade de cesto e de tração maior do que a plataforma telescópica.

Nesses casos, a recomendação é sempre: quanto mais alto o trabalho, mais o vento vai afetar o maquinário e pode causar uma instabilidade na cesta ou até o tombamento do maquinário.

Curso para formação de operador com o Grupo APC

Essa é uma informação que eu tenho certeza você não tinha, mas o grupo APC também tem curso de formação d operador de plataformas elevatórias! É isso mesmo!

Você vai poderá enviar um dos seus funcionários para o curso mais completo sobre esse tipo de maquinário e ainda permitir que ele treine em plataformas que serão as mesmas que você vai usar na sua obras ou empresa, de forma que não vai existir nenhum tipo de estranhamento entre o maquinário do treinamento e o da prática!

Não perca essa chance! Entre em contato e saiba mais sobre mais esse serviço que o grupo APC Oferece para você!

About Editorial