Quais são os riscos principais riscos do trabalho em altura?

Saber quais são os principias riscos do trabalho em altura é algo extremamente importante para todos os envolvidos neste tipo de trabalho, especialmente porque conhecer esses riscos pode ajudar a prevenir acidentes e problemas.

Se você deseja resolver seus problemas e melhorar a eficiência dos seus trabalhos em altura, a plataforma elevatória é uma excelente opção, mas fazer com que o aluguel desse tipo de maquinário não se torne um problema para a sua empresa é tão importante quanto. Por isso mesmo é indispensável conhecer os riscos e aprender a contornar esses riscos.

Quais são os principais riscos do trabalho em altura?

Listas os riscos desse tipo de trabalho ajuda muito a compreender porque as medidas de segurança tomadas precisam ser respeitadas, porque elas são as ações que evitam que esse tipo de situação ocorra:

  • Queda de objeto pesado: existem diversos objetos considerados pesados dentro do trabalho em altura, que tem sua capacidade destrutiva pela altura. Você tem de compreender que a queda de uma ferramenta da plataforma tem uma possibilidade de causar ferimentos graves em qualquer pessoa que esteja passando por baixo e não esteja devidamente protegida.
  • Tombamento do maquinário: a plataforma elevatória tem uma série de procedimentos de segurança para evitar o tombamento, isso ainda pode acontecer. Esse tipo de acidente geralmente é extremamente perigoso para todos, mas especialmente para quem está no cesto. Siga sempre as recomendações de segurança para evitar tombamento.
  • Eletrocução por raio ou rede elétrica: um dos motivos mais eloqüentes para encerrar o trabalho em altura é a proximidade de chuva com raios. Uma haste de metal apontada para o alto é o pior lugar para se estar perto de uma tempestade elétrica, então é recomendável que o trabalho seja cancelado. A proximidade de rede elétrica também é extremamente perigosa.
  • Falha mecânica ou eletrônica: as falhas mecânicas ou eletrônicas podem ser um grande perigo para as pessoas ao redor, incluindo falhas mecânicas que podem derrubar quem estiver no cesto ou causar a quebra do braço articulado. É menos comum, mas ainda é possível.

Felizmente muitos desses problemas podem ser evitados com a manutenção adequada do maquinário e treinamento adequado do operador, coisas que você já deve saber que o Grupo APC pode te oferecer de forma extremamente eficiente.

Não perca a chance de facilitar a sua vida e evitar todas essas fatalidades na sua empresa ou obra com os serviços diferenciados oferecidos pelo grupo APC!

About Editorial