Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalhador

Dependendo do local em que você trabalha, pode haver a necessidade ou não de equipamentos exclusivos de segurança da obra. Você pode escolher usar peças de revestimento e tomar atitudes de precaução.

Na maioria dos locais, esse tipo de elemento é necessário para o ingresso na rotina de trabalho. Você ainda deve entender os riscos e como proceder para evitá-los nos locais de atuação.

Esse é um tema que parece complicado, mas não é. Além de simples, esse é um assunto de grande interesse de todas as partes envolvidas na atuação. Por isso, ter informações nesse sentido nunca é demais.

Aqui, nós apresentamos os principais riscos e o que você deve evitar para não cair em acidentes. Fique atento e se proteja!

Riscos de tombamento

Para quem trabalha com plataformas eleváveis, a atenção está no peso e na capacidade do produto. Você deve entender esses números antes de começar a atuar com a ferramenta, para que não existam maiores problemas.

Você e os materiais carregados não devem exceder o peso máximo que a máquina aguenta. O número máximo de pessoas que podem ocupar a área também deve ser respeitado. Geralmente, cabem 4 pessoas em uma plataforma.

Risco de choques

Esse é um risco muito comum para a maioria das obras em ambientes urbanos. A razão é simples: existem muitos fios de alta tensão espalhados pela extensão da obra. Você deve ter cautela para que a altura da máquina não chegue a essas estruturas.

Mantenha uma distância segura e confiável, que está padronizada por regras de atuação. Para saber qual é esse valor, você deve observar a tensão da linha. Para uma linha de 50Kv, por exemplo, você deve manter uma distância de 3 metros.

Perigo de declive

As máquinas, geralmente, suportam certos níveis de declive. Você deve tomar cuidado para não ultrapassar esse limite, o que levaria ao tombamento da estrutura. Você ainda deve tomar cuidado para não concentrar o peso em um mesmo local da máquina.

Um outro elemento de atenção é o vento. Se o vento estiver muito forte, é recomendado que a máquina não se eleve em alturas muito grandes.

Risco de colisão

Sabemos que, em toda operação de máquinas, existe um ponto cego para o trabalhador. Você deve prestar atenção a esses aspectos e observar o limite de visibilidade. Dessa maneira, você evitará atropelamentos e colisões de grandes ferramentas.

Editorial

About Editorial